Reservas
(Chamada para a
rede fixa nacional)
QUINTA DE SÃO BENTO - VILA DE PRADO, VILA VERDE
No concelho de Vila Verde, na bucólica vila de Prado, localiza-se a Quinta de São Bento, com origem em meados do século XVII. É uma propriedade agrícola, de referência patrimonial, com destaque para a capela de interessante arquitectura, com uma obra em talha e um lambrim de azulejos da mesma época. A casa recuperada para o turismo de habitação, oferece condições para grupos de amigos e famílias, numa atmosfera bucólica, com conforto e arte de bem receber. A Quinta de São Bento abre as suas portas aos hóspedes tendo ao dispor dos mesmos seis quartos duplos decorados com simplicidade, mas que conferem conforto e tranquilidade.
A antiga adega constitui um agradável refúgio para um jogo de bilhar. Os jardins convidam a um passeio até à piscina e ao campo de ténis, ou para provar saborosos frutos da quinta. A casa de São Bento enquadra-se nos arredores dos centros históricos de Barcelos e Braga, oferecendo uma oportunidade de descoberta das riquezas e da herança cultural, das feiras, festas e romarias, da gastronomia, das termas de Caldelas, dos passeios e dos banhos fluviais da região do Minho.
Vila de Prado
A Quinta de São Bento, em Vila de Prado, é uma antiga construção de meados do século XVII. Depois de restaurada a casa, manteve-se a capela de arquitectura valiosa, onde estão patentes obras em talha e um lambrim de azulejos da mesma época.
A área da casa foi toda arranjada e preparada para o turismo de habitação, sendo as salas e locais de convívio bastante espaçosos, o que as torna ideais para grupos grandes, ou famílias que desejem partilhar uma estada em conjunto. O bom gosto e o conforto são visíveis onde quer que se esteja.
A antiga adega construída em granito foi transformada de maneira agradável numa boa sala de jogos com bilhar.
A sala de jantar muito luminosa, com grandes janelas que dão para os relvados, o chão em granito, o mobiliário de época, tudo se combina para transmitir bem-estar.
No exterior, a piscina e o campo de ténis estão enquadrados nos bem arranjados jardins, onde se pode admirar, um pouco mais longe, uma bonita plantação de quivis e o rio Cávado, com as areias douradas da praia fluvial do Prado. Barcelos e Braga, situadas a escassos quilómetros, são pródigas em património, com centros históricos onde se revive um passado que parece pouco ter mudado com o tempo, mercados e feiras na sua colorida azáfama, e um sem-número de restaurantes com ementas tentadoras e típicas.
A casa não pode estar mais bem situada para partir à descoberta da região. No verão, as praias fluviais permitem variar entre o campo e o mar, assim como a proximidade das Termas de Caldelas complementam o bem-estar.
In Solares de Portugal A arte de bem receber , Edições INAPA, 2007