Reservas
(Chamada para a
rede fixa nacional)
QUINTA DAS LAVANDAS - SÍTIO DE VALE DORNAS, CASTELO DE VIDE
No coração do Parque Natural da Serra de São Mamede, a apenas 4 Km do centro de Castelo de Vide, uma das mais bonitas vilas do país, localiza-se a Quinta das Lavandas. Com 20 hectares e um enquadramento inigualável, esta Quinta constitui um projeto de empreendedorismo e tem a lavanda como grande protagonista.
Na envolvente, há múltiplas atividades: observação de aves, caminhadas, barragens, rio, serras e centros de equitação, que convidam a divagar pela região e a descobrir o verdadeiro Alentejo.
A Quinta das Lavandas possui ainda um alambique para fazer a destilação dos óleos essências a partir da lavanda produzida na quinta. Vê-lo a destilar, durante os meses da floração, através da técnica do arrasto de vapor, é uma das actividades proposta aos hóspedes e aos visitantes.
São cerca de 65 mil pés de lavanda (alfazema) em duas variedades: Lavandula angustifolia e Lavandim grosso bleu que tem como principal finalidade a produção de óleos essenciais e a elaboração de produtos tradicionais.
A Quinta das Lavandas fica-nos na memória pela intensidade das cores e dos aromas que inspiram e confortam.
Apure os seis sentidos e sinta a alegria de viver no campo!
Sítio de Vale Dornas
A Quinta das Lavandas é o resultado da vontade de duas pessoas, Teresa Tomé e Estevão de Moura, que idealizaram e acreditaram num projeto único e inovador. A casa e as construções anexas foram adaptadas para agroturismo e estão perfeitamente enquadradas neste ambiente de excelência. Aqui pode descansar, usufruir dos sete quartos, das salas, da piscina e de muitas actividades agrícolas e de lazer.
No Jardim das Alfazemas poderá observar a maior colecção de lavandas existente em Portugal, com mais de 40 variedades de lavanda das mais diversas cores (brancas, rosas, vermelhos, liláses, etc) e diferentes formas. O jardim é um regalo para a vista e uma inebriação para os sentidos.
Ocupar o tempo livre não é um problema na Quinta das Lavandas.
Inserida numa fantástica região, habitada desde tempos imemoriais e com vestígios históricos de várias épocas, o difícil, quase sempre, será escolher o que fazer. Mas entre caminhar e observar os locais pré-históricos existentes na zona da quinta, tomar banho na barragem de Póvoa e Meada, passear-se por entre os afloramentos rochosos, observar um céu pontuado do mais translúcido brilho das estrelas, apreciar o pôr-do-sol ou o nascer da Lua, ou fazer passeios de bicicleta, a escolha é sua.