Reservas
(Chamada para a
rede fixa nacional)
Fundada em 1983, com sede em Ponte de Lima, a TURIHAB — Associação do Turismo de Habitação criou a marca Solares de Portugal dez anos depois, quando organizou o I Encontro Nacional de Turismo de Habitação.
A TURIHAB criou um simbolo, que reflecte a hospitalidade e a forma de receber das casas, que incluiu o Faisão (simplicidade), a Rosa (beleza e segredo), o Ouro (justiga), a Prata (amizade), o Vermelho (valor) e o Verde (cortesia).
A TURIHAB recebeu o Prémio do Ano Europeu do Turismo (1990), a Medalha de Ouro de Mérito Turistico e o Prémio Europeu Turismo e Ambiente, menção honrosa - Heranga Arquitectónica. (1995). Recebeu a menção da Comissão Europeia - Towards Quality Rural Tourism - Integrated Quality Management of Rural Tourist destination (1999), recebeu da Associação de Jornalistas de Turismo, o prémio de personalidade turistica (1999). Prémio da Federação de Jornalistas Europeus, pelo Projecto da Rede Europeia - Europa das Tradições. (2002). Em 2010 a TURIHAB foi galardoada com uma menção honrosa dos prémios do Turismo de Portugal pelo seu projecto de “Qualificação dos Solares de Portugal”.
Em 2005, a TURIHAB - Associação do Turismo de Habitação e a CENTER - Central Nacional do Turismo no Espaco Rural foram certificadas com o ISO 9001/2000 pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação. Em 2006, os Solares de Portugal foram certificados, pela APCER, com a ERS 3001 TER e receberam do AICEP Portugal a Certificação Marca Portugal. Em 2011 os Solares de Portugal foram certificados com a NP4494:2010
— Norma Portuguesa de certificação de servig¢o de qualidade em Turismo de Habitação e Turismo no Espaco Rural. Os Solares de Portugal seguem as recomendacões instituidas no Guia de Boas Praticas de Turismo de Habitação e de Turismo no Espaco Rural.
A TURIHAB conjuntamente com a ATA - Associação do Turismo de Aldeia, em 2000, constituiram a Central de Reservas - CENTER — Central Nacional do Turismo no Espaco Rural.
A CENTER tem por objectivo primordial a divulgação e comercialização das marcas das Associações - Solares de Portugal (www.solaresdeportugal.pt), Casas no Campo (www.casasnocampo.net) e as Aldeias de Portugal (www.aldeiasdeportugal.pt). Utiliza as mais modernas tecnologias; para a gestão das reservas com o sistema CENTERnet e para a divulgação da oferta com o Portal www.center.pt. O objectivo passa por proporcionar aos turistas um produto de qualidade e prestar a mais alargada oferta de animacão e interpretacão turística no espaço rural.
A TURIHAB é a salvaguarda da autenticidade da oferta do TH - Turismo de Habitacão e do TER - Turismo no Espaço Rural, é garante de qualidade e genuinidade do turismo sustentável em Portugal.