Reservas
(Chamada para a
rede fixa nacional)
(Chamada para a
rede fixa nacional)
Localizado numa zona acidentada de transição entre o Planalto Beirão e o Alto Douro, o concelho de Mêda tem quase de 296 Km2 de área entre as suas 16 freguesias: Aveloso, Barreira, Carvalhal, Casteição, Coriscada, Fontelonga, Longroiva, Marialva, Mêda, Outeiro de Gatos, Paipenela, Poço do Canto, Prova, Rabaçal, Ranhados e Valflor, com uma população que varia entre os 7 e 8 mil habitantes.
O concelho presenteia uma diversidade paisagística que alterna entre montes de granito e mato natural, campos de amendoeiras que florescem na Primavera, pinhais espessos e vários rios e ribeiros para que os adeptos da pesca possam encontrar enguias e barbos.
O património histórico e arquitectural não é menos rico, existe uma grande variedade de igrejas, solares e pelourinhos. Dos diversos locais de interesse, sobressaem os admiráveis castelos de Longroiva, do qual ainda resta a torre de menagem altaneira e parte da cerca, e o da Aldeia Histórica de Marialva, com quatro torres a dominar a antiga povoação medieval circundada de muralhas.
De igual importância são tambem os vestígios do Castelo de Ranhados, os Paços do Concelho, o Solar das Casas Novas (século XVIII), as fontes de chafurdo e a ampla Igreja Matriz de Meda, e diversos pelourinhos espalhados pelo concelho, como os de Ranhados, Aveloso e Longroiva, entre outros.
Mêda tem também uma grande riqueza e diversidade no que respeita ao artesanato tradicional, em que sobressaem as figuras de santos, os vasos e cântaros de barro, as colchas de linho e mantas de lã e os trabalhos em marcenaria, cestaria e cantaria.
À mesa, ainda se preservam sabores rurais através de pratos típicos como a sopa de beldroegas, caldo de cebola, omeleta de espargos, bacalhau com leite ou arroz de pombo bravo, a par de uma deliciosa doçaria regional.