Reservas
(Chamada para a
rede fixa nacional)
(Chamada para a
rede fixa nacional)
Já no extremo da verde província do Minho, Celorico de Basto é passagem para o Douro e Trás-os-Montes. Com raízes que se perdem na história, testemunhadas por algum património construído, Celorico dispõe de um manto verde feito de prados e árvores que preenchem os olhos ávidos dos mais bucólicos passeantes. Aqui encontramos, ainda hoje, uma vila resguardada, preservada e cheia de charme.
Marcada pela interioridade e pelo isolamento, Celorico tem ainda na agricultura uma importante fonte de rendimento para as suas gentes. No entanto, e apesar de não ser uma zona abastada, os seus arredores estão enriquecidos por bonitos solares erguidos em séculos passados e que escondem histórias curiosas de tempos idos, embora alguns deles clamem por urgentes obras de restauro.
Celorico de Basto terá sido ocupado desde tempos muito remotos, sendo os mais antigos vestígios de povoamento do espaço geográfico actual do concelho atribuídos ao Neolítico Médio (5.510 B.P.). Aponta-se para esse período o grande conjunto de mamoas do Planalto da Lameira. O concelho acolhe, também, um grande conjunto de habitats de fossas que é atribuído ao período da idade do Bronze. Da Idade do Ferro destaca-se o povoado de Bouça de Mosqueiros, em Britelo, o Castro do Ladário, em Ribas, o Castro de Barrega, em Borba e o Castro de Ourilhe. A Citânia do Ladário, a Estela de Vila Boa na freguesia do Rego, o Castelo de Arnóia, os inúmeros vestígios arqueológicos do Planalto da Lameira, os restos dos castros em várias freguesias, representam um grande património histórico e arqueológico. Celorico de Basto é um concelho marcadamente rural, cujos traços profundos no território e na paisagem se devem à actividade agrícola, que dominou a ocupação das pessoas deste concelho até finais do século passado. A produção de vinho verde ao longo do Vale do Tâmega e a pecuária nas freguesias de montanha, marcam a actividade agrícola. A expansão urbana da Vila tem sido acompanhada da criação de amplos espaços verdes e ajardinados, o que lhe confere um aspecto atraente e onde se desfruta de um conforto moderno.