Reservas
(Chamada para a
rede fixa nacional)
(Chamada para a
rede fixa nacional)
Amares, entre o Homem e o Cávado, é um dos 14 concelhos que integram o distrito de Braga. Dista 14 Km da Cidade de Braga e é constituído por 24 freguesias, abrangendo uma área de 83 Km2. É limitado pelos concelhos de Braga, Vila Verde, Terras de Bouro, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho.
Com uma das mais belas paisagens do Minho, lembra a civilização romana na travessia pela Geira, que ligava Braga a Astorga.
Associado a nobres e ilustres cavaleiros, como D. Gualdim Pais e Mendo Moniz, foi destino do poeta Sá de Miranda.
Amares é terra de solares medievais e mosteiros das Ordens Beneditina e de Cister. Com alma de gente simples e hospitaleira, encantada pelo sussurrar das águas dos dois rios, colhe da terra e leva para a mesa a gastronomia de paladar caseiro, acompanhada do verdadeiro néctar de um dos melhores vinhos verdes e da suculenta laranja.
A estância termal de Caldelas, a Abadia, a montanha, os parques de merendas, a paisagem, a ruralidade e as áreas de lazer junto aos rios convidam a uma visita relaxante.
Poderá ouvir-se o segredar das águas que rasgam ribeiros e outrora moveram moinhos.
No artesanato, nas tradições, usos e costumes, nas festas e romarias, encontramos os atractivos necessários para uma visita atenta.
Amares situada no coração do Minho é uma bonita vila do Norte do País, sede de concelho, integrada num conjunto montanhoso, em pleno e belo vale ladeado pelos rios Cávado e Homem. A antiguidade da região de Amares pode ser comprovada pelos vários vestigios de ocupação humana, nomeadamente os vestigios da ocupação Romana: via que ligava Braga a Astorga , bem como os antigos Castro de Lago e de Amares.
Foi nesta vila que nasceu Dom Gualdim Pais, Grão-Mestre da Ordem dos Templários, que viria a ser o fundador das cidades de Tomar e Pombal.
As Ordens Religiosas (Ordem Beniditina no Mosteiro de Rendufe, no século XI, e a Ordem de Cister que instituiu o Mosteiro de Santa Maria do Bouro no século XII) influenciaram o desenvolvimento desta região.
A arquitectura rural é simples neste concelho. As casas rurais entrelaçam-se com os casas apalaçadas e solares dos grandes senhores agrícolas, como a Casa da Tapada. As muitas e belas aldeias rurais do concelho de Amares, merecem uma visita.
Também neste concelho de Amares situam-se as famosas Termas de Caldelas que são exploradas desde os tempos da ocupação Romana. As caracteristicas das suas águas são indicadas para combater doenças, nomeadamente do aparelhos digestivo, circulatório, respiratório, doenças de nutrição, reumatismo, sistema nervoso e dermatoses.
De alguns dos pontos mais altos de Amares, podemos tirar partido da paisagem que se apresenta bela.
O Monte de S. Pedro Fins, local procurado para a prática de parapente e de BTT, permite uma vista panorâmica sobre os vales dos rios Homem e Cávado.
O Monte de S. Miguel-O-Anjo, sobre a Abadia, e o Monte de Nª Srª da Paz, sobre Amares, são outras sugestões.
Uma paragem no Parque de Merendas dos Quatro Caminhos , em Bouro Santa Marta, convida a um piquenique em família ou com os amigos, bem como desfrutar da paisagem que se vislumbra no horizonte.